segunda-feira, 26 de julho de 2010

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

ALONGAMENTO / CONSCIÊNCIA CORPORAL / CONSCIENTIZAÇÃO CORPORAL
Professora Márcia Rocha

É uma técnica que leva ao participante há uma consciência profunda do corpo e do seu funcionamento. Movimentando-o com equilíbrio e coordenação de todas as partes, sem excesso de esforço. A seqüência dos exercícios é o grande diferencial desta técnica. Que objetivam ampliar os espaços intra-corporais; dar noções de auto-massagem e toques de DO-IN; tonificar os músculos abdominais e peitorais; respeitar os limites de cada um; movimentar o corpo por inteiro. Método simples e com resultados surpreendentemente rápidos.
O reflexo das aulas se dá pela melhora da postura, da respiração, flexibilidade articular, força muscular, conseqüentemente melhora a maneira de sustentar o peso do corpo, melhora da aparência, elevando assim também a auto-estima. Há alívio das dores (resultado de um cotidiano desarmonioso), sem o auxílio de remédios. A técnica será ensinada ao participante, levando-o a executá-la sozinho.


MOVIMENTO E TRANFORMAÇÃO
Professora: Maria Eduarda Buarque

A dança enquanto processo de conhecimento e transformação pessoal. Os princípios organizadores do esforço do movimento descritos por Rudolf Laban (peso, fluidez, espaço e tempo) e o diálogo entre as funções psíquicas descritas por C. G. Jung (sensação, sentimento, pensamento e intuição). Pontos de interseção entre a qualidade do movimento e a percepção do mundo

O MOVIMENTO COMO LINGUAGEM
Professora: Maria Eduarda Buarque
 
Introdução às teorias de Rudolf Laban acerca da linguagem do movimento. Fatores básicos do movimento: parte do corpo, ação, esforço, espaço e relação.

Desenvolvimento de frases de movimento e observação.



INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SOMÁTICA
Professor: Kiran
 
Introdução ao conceito de “soma”;

Aplicações da educação somática em diferentes contextos profissionais;
Introdução aos: Método Feldenkrais, Técnica de Alexander, Eutonia, e Bioenergética;
Vivência do resultado das pesquisas em educação somática aplicadas a dança, realizadas pelo ministrante da disciplina.




SENSIBILIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO PELO MOVIMENTO (método Angel Vianna)
Estimuladora: Daniela Santos

Essa prática corporal procura despertar o universo da sensibilidade humana adormecidos ou esquecidos nas atividades cotidianas contemporâneas, como o contato com os sentidos, a pele. E um mergulho profundo interior, através do movimento das pequenas partes do corpo e suas conexões. Facilita as relações interiores do corpo com experiências exteriores mais complexas. Como complemento teórico será apresentado o trabalho realizado pelo método Angel Vianna (R.J)
Carga horária: 12h




REEDUCAÇÃO PELO MOVIMENTO
Professora: Renata Camargo


Ementa da disciplina
Resgatar e analisar os esquemas neurológicos básicos do movimento humano. Estudar os princípios da coordenação motora, compreender as unidades de coordenação do tronco, membros superiores e membros inferiores. Alongamento e Vivência do corpo em movimento. Integrar : atenção, intenção, decisão e emoção.




CORPO, VOZ E RESSONÂNCIA
Professora: Patricia Costa


Ementa:
Reconhecimento do corpo e da voz como expressões da subjetividade.


Conteúdo Programático
Trabalhos com ressonâncias
Princípios Fundamentais do Trabalho Corporal e Vocal (Apoios, Peso, Transferência, Impulso, Micromovimentos, Movimento passivo)
Técnicas respiratórias
Improvisação corporal e vocal com sons
Improvisação corporal e vocal com textos




DANÇA ESPONTÂNEA - IMPROVISAÇÃO
Professora: Ângela Botelho


Esta proposta de ensino da dança espontânea ou improvisação na dança, parte da realização de correspondências fundamentais entre música e movimento efetivadas de uma maneira consciente e objetiva. Os fatores "espontaneidade" e "vivência dinâmica" estão incluídos no processo didático como elementos indispensáveis.


Audição de música, interiorização e uma busca da consciência corporal serão caminhos para a descoberta de uma dança verdadeira.
Com base no método de Rolf Gelewsky "ver, ouvir e movimentar-se", o objetivo é um "crescer interior" através do trabalho no corpo.


DANÇAS CIRCULARES E DA PAZ UNIVERSAL
Professora Márcia Virgínia




ANÁLISE BIOENERGÉTICA
Professora: Silvana Oliveira




PROFESSORES:
Ângela Botelho
Daniela Santos
Kiran
Márcia Virgínia
Márcia Rocha
Maria Eduarda Buarque
Patricia Costa
Renata Camargo
Silvana Oliveira